Gincana Cultural Abrirá Programação do 54º Aniversário de Francinópolis

Postada em 08/04/2016

Como parte das comemorações do 54º aniversário de Francinópolis, e ao mesmo tempo uma forma de resgatar um pouco da história da nossa terra. A Prefeitura Municipal de Francinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, realizará no dia 29 de abril de 2016 na quadra Central, a I Gincana Cultural “Eu Amo Francinópolis”, com escolas da Rede Municipal de Ensino, levando aos alunos desafios através de tarefas que irão desenvolver o raciocínio, a criatividade, o companheirismo e o  conhecimento da história do município, através da arte, da música, do teatro, do folclore e das manifestações culturais.

A gincana propõe ainda a troca de experiências e socialização entre estudantes, professores e a sociedade promovendo assim um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem. As equipes participantes deverão cumprir duas tarefas especiais e oito tarefas normais e no final de todas apresentações as equipes vencedoras serão premiadas com troféus e medalhas. Confira as Tarefas da gincana:

 

TAREFAS ESPECIAIS

 

Tarefa especial nº 1 – História da Cidade

O objetivo da prova é que alunos e alunas pesquisem, produzam documentos através de entrevistas e leitura de livros, conheçam e valorizem a história da cidade que tem uma dinâmica diferente no curso da cidade, ou seja, nasceu ao redor de uma feira e não de uma igreja católica. Pode participar da prova alunos e alunas dos níveis Fundamental Menor e Maior. O material organizado deverá ser entregue à Comissão Organizadora em forma de portfólio (uma cópia) e cópias com capa indicativa de cada equipe (5 cópias), até o dia 25 de abril de 2016. A intenção é organizar todos os trabalhos produzidos para uma futura publicação. Cada escola produzirá um aspecto: educacional, político, econômico, social e cultural.

 

Tarefa especial nº 2 - Francinópolis Solidária

A I Gincana Cultural “Eu Amo Francinópolis”, deseja promover entre os alunos e alunas da  Rede Municipal de Ensino valores como solidariedade, civilidade e fraternidade. Cada integrante da equipe deverá arrecadar o maior número possível de alimentos não perecíveis. Os mesmos serão repassados às comunidades atendidas pelo Serviço de Convivência de Vínculo e Fortalecimento do município. A conferência dos alimentos acontecerá no dia 25 de abril das 08:00 às 13:30h na Secretaria Municipal de Educação. Os alimentos entregues após o horário especificado na prova serão incorporados para doação, porém não serão contabilizados em termos de pontos para a Gincana. Pode participar da prova alunos e alunas de todos os níveis de ensino (Ed. Infantil, Fundamental Menor e Maior), antigos alunos, pais de alunos, professores (as) e funcionários (as) da Escola.

 

TAREFAS NORMAIS

 

Tarefa normal nº 1 – Animação, desenvoltura e originalidade da torcida

Animação, desenvoltura e originalidade da torcida, que serão avaliadas por todo o corpo de jurados, sendo que o presidente do Júri apresentará apenas uma pontuação para cada equipe. Atenção: o silêncio e o respeito durante as apresentações da sua e da outra equipe, bem como outras indicações de silêncio feitas pelo apresentador deverão ser cuidadosamente observados.

Tarefa normal nº 2 – Jingle e Mascote (uma só tarefa, com duas pontuações)

O objetivo da prova é que, através de um “jingle” e de um (a) mascote, a torcida organizada possa demonstrar empatia com o tema, além de interagir e celebrar esse momento de homenagem e integração a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da correspondente liberdade de expressão de cada um dos seus segmentos. Assim como, valorizar o sentimento de identidade pela cultura e história de nossa cidade ampliando os horizontes da prática da cidadania. Para isso, devem usar as referências do logotipo da gincana, sem esquecer de elementos que identifiquem, diferenciem e valorizem a identidade da equipe, assim como elementos que ressaltem a homenagem a cidade aniversariante.

 

Tarefa normal nº 3 – Francinópolis e Francinopolitanos (as) aniversariantes

As equipes da I Gincana Cultural “Eu Amo Francinópolis” deverão trazer à quadra o maior número de pessoas nascidas, registradas ou residentes em Francinópolis, que faça aniversário no dia 1° de maio. A entrada dos(as) participantes na quadra deve acontecer exclusivamente no período de 18h30min às 19h30min. As equipes devem organizar os(as)  participantes em fila, em ordem cronológica decrescente, no seu lado da quadra, para averiguação. A comprovação da idade será feita por documento oficial ou fotocópia autenticada em cartório, a qual deve ser apresentada pelo participante no momento da averiguação. Pode participar da prova alunos e alunas de todos os níveis de ensino (Ed. Infantil, Fundamental Menor e Maior), antigos alunos, pais de alunos, professores (as) e funcionários (as) da Escola.

 

 

Tarefa normal nº 4 - paródia

A Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica. A apresentação não se dá apenas de forma musical, mas também dramática, poética e gráfica. Assim, as equipes deverão escolher um tipo de apresentação através de paródia para homenagear a cidade aniversariante. A apresentação pode ser feita por um membro da equipe aluno(a), professor (a), funcionário(a), pai ou mãe.

 

Tarefa normal nº 5 – Francinópolis contra o mosquito Aedes Aegypti (uma só tarefa, com duas pontuações)

Esta tarefa visa o conhecimento e combate ao mosquito Aedes Aegypti que é transmissor de três doenças graves e que pode causar a morte: dengue, febre chikungunya e vírus zica. Pensando nisso, será desenvolvida em duas etapas: 1ª) Cada equipe deverá alertar os moradores (as) a respeito das consequências causadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti e comprovar as visitas com assinatura e fotos dos moradores no momento das mobilizações. As assinaturas coletadas deverão ser entregues à Comissão Organizadora logo após a abertura da gincana em forma de documento, com capa indicativa de cada equipe (5 cópias). 2ª) Cada equipe apresentará a metodologia utilizada e o resultado da mobilização através da apresentação em slides, assim como as orientações sobre o mosquito transmissor. Pode participar da prova alunos e alunas dos níveis de ensino (Fundamental Menor e Maior). 

 

Tarefa normal nº 6 – surpresa (esta tarefa será divulgada na hora do evento)

 

Tarefa normal nº 7 – Dança Regional

 

Cada equipe deve escolher uma dança regional ligada à cidade de Francinópolis para apresentá-la aos jurados(as). Antes da apresentação, as equipes deverão, em um pequeno e rápido resumo, contextualizar a dança que será apresentada. Pode participar da prova alunos e alunas do Ensino Fundamental Menor e Maior.

 

Tarefa normal nº 8 – Desfile

Cada equipe deve apresentar um casal para concorrer aos títulos de Garoto e Garota da “I Gincana Cultural, “Eu Amo Francinópolis”. Os candidatos e candidatas devem ser alunos e alunas que estejam regularmente matriculados(as) nas escolas da Rede Municipal de Ensino, completar a idade mínima de 15 (quinze) anos no ano de 2016 e, caso sejam menores de idade, devem apresentar uma autorização dos pais para que possam participar do desfile.

 

TAREFAS COM TODOS OS DETALHES.pdf



Compartilhar no WhatsApp