5ª Edição dos Jogos Estudantis

Postada em 21/11/2019

O sentimento de competitividade é positivo para a humanidade. Impulsiona novas conquistas. Progredimos e evoluímos. Superamos os limites. Em todas as áreas, não só na área esportiva. A competição grupal muitas vezes estimula tanto a emoção de união de um time. O esporte, enquanto atividade física organizada é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. A partir de suas regras e condições, as crianças conseguem compreender formas de relacionarem-se com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros.

Foi esse o espírito da 5ª Edição dos Jogos Estudantis do Grupo Arranjo de Desenvolvimento EducacionaL - ADE/GE5 (reunião das secretarias de Educação das cidades de Elesbão Veloso, Francinópolis, Várzea Grande, Barra D’Alcântara e Tanque do Piauí) que teve início na sexta-feira dia 15 de novembro, com abertura oficial dos jogos na cidade Sede de Elesbão Veloso com o desfile dos atletas, apresentações artísticas e falas das autoridades.

No sábado dia 16 pela manhã aconteceu as provas de atletismo. As cinco cidades que compõe o grupo levaram alunos/atletas de idade entre 09 e 17 anos. As provas do atletismo realizadas foram salto em distância, arremesso de peso, corrida de 75 metros livres e revezamento 4/100 metros. A cidade de Francinópolis encerrou essa primeira fase dos jogos liderando o quadro de medalhas da competição com 10 medalhas de ouro (das 24 em disputa), 07 pratas e 02 bronzes.

No domingo dia 17 foi a vez dos jogos de futsal para todas as categorias. Os jogos aconteceram simultaneamente em duas quadras na cidade de Elesbão Veloso. A competição transcorreu em harmonia e com público bem empolgado. A cidade de Francinópolis conquistou 02 medalhas de ouro (das 06 em disputa), 02 de pratas e 02 de bronze.

Foi o final do primeiro ciclo dos jogos estudantis que teve início no ano de 2015 na cidade do Tanque do Piauí, passando por Barra D’Alcântara (2016), Francinópolis (2017), Várzea Grande (2018) e esse ano em Elesbão Veloso. Nessas cinco edições os alunos/atletas de Francinópolis venceram quatro edições. Esse resultado é a recompensa da equipe de esporte coordenada pelo chefe do Departamento de Esporte, Benedito Chaves, juntamente com a colaboração e apoio dos professores, coordenadores, servidores da Educação em geral. E se destaca nesse cenário a secretária de Educação que dar toda estrutura necessária para os trabalhos necessários na preparação dos alunos e do prefeito Paulo César que além de incentivar é um dos torcedores mais fervoroso. Parabéns a todos os alunos e alunas competidores, orgulho da nossa Cidade.

Praticar exercícios físicos na infância e na adolescência é muito benéfico para a saúde do corpo e da mente. É nessa fase que crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral. O esporte desenvolve muitas habilidades, especialmente quando a criança e o adolescente são estimulados a conviverem em grupo. Raciocinar, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudam no amadurecimento social e emocional da criança, bem como na aprendizagem em sala de aula.

No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e oportunidades para a educação. É por isso que o os Jogos Estudantis ajuda a ampliar o cardápio de esportes na escola e melhora o relacionamento entre os alunos, professores e família.



Compartilhar no WhatsApp

Fotos