Secretaria de Saúde dar início a campanha de vacinação contra gripe (influenza).

Postada em 23/03/2020

O Ministério da Saúde inicia hoje segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.

Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A secretaria municipal de saúde deu início hoje (23) a campanha nacional de influenza (gripe). Devido a situação que vive nosso país em relação a prevenção do Covid-19, não serão realizadas vacinação nos posto de saúde. Será realizada a abordagem nas residências do público alvo (idosos) conforme orientações do Ministério da Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo coronavirus - COVID-19 para evitar aglomerações.