Conselho Tutelar de Francinópolis promove campanha em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Postada em 02/07/2020

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.

Esta data é lembrada nacionalmente, em função de que, em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de Vitória (ES) foi sequestrada, drogada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores, um grupo de jovens de classe média alta daquela cidade, nunca foram punidos. Apesar disso, o crime acabou prescrevendo, ficando seus executores impunes.

Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

A campanha tem como símbolo uma flor (margarida), como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade com a causa. O slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”, quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A prevenção é a melhor forma de combater o abuso e a exploração sexual. As pessoas podem estar denunciando pelo Disque 100, diretamente para as polícias Militar ou Civil, ou ainda no Conselho Tutelar de Francinópolis.

 



Compartilhar no WhatsApp