Com decisões que objetivam assertividade para monitoramento da covid-19, o município de Francinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez recente aquisição de 3.000 mil testes rápidos para testar à população. Sendo 1.000 mil testes rápidos de antígeno para Sars-coV-2 (teste rápido Swab Ag) e 2.000 mil testes rápidos para anticorpo ( IgM/IgG) de Sars-coV-2 (teste sorológico).
Com a ampliação da testagem aumentam as chances de controle da doença, tratando das pessoas que testam positivo, evitando que elas contaminem outras pessoas.
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. O site do Ministério da Saúde dispõe de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.