A iniciativa de colaboração ADE GE5 foi selecionada para participar da próxima etapa do edital do programa melhoria da educação (2021-2024).

Postada em 16/03/2021

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação ADE GE5 PI (que tem como municípios participantes Barra D'Alcantara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Tanque do PI e Várzea Grande), foi uma das iniciativas selecionadas para a segunda etapa do edital Melhoria da Educação no Município, do Itaú Social.

O edital, voltado ao ciclo 2021-2024, selecionará municípios e iniciativas de colaboração pertencentes a Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação  (territórios compostos por municípios que atuam de forma coletiva em prol da educação) para participarem dos processos formativos a partir da implementação de tecnologias educacionais, metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico. 

O processo terá cinco etapas. A primeira será a análise de documentação e atendimento aos  critérios de seleção. Na segunda etapa, os municípios e territórios inscritos serão selecionados para participar do encontro Melhoria da Educação, previsto para março. A terceira etapa prevê a seleção de até 25 municípios e até 12 territórios para participação em uma formação on-line para a elaboração do planejamento estratégico do município e também regionalmente, na categoria regional. Na quarta etapa, serão selecionados os municípios e territórios que realizarão as ações de implementação inicial do Programa, sempre de acordo com o planejamento estratégico elaborado. Por fim, na quinta etapa serão selecionados até dez municípios e até sete territórios para a formalização de parcerias com o Itaú Social. 

“Apoio formativo e técnico e implementação de tecnologias da educação para os profissionais da educação do ADE GE5 com essa grande parceria é fundamental para enfrentarmos os desafios da educação e conseguirmos melhorar nossos indicadores, como taxa de Distorção idade-série, Adequação da formação docente, Regularidade do corpo docente, Esforço docente, Complexidade da gestão da escola, dentre outros”, destaca a Secretaria de Educação de Francinópolis, Eliane Morais.

 



Compartilhar no WhatsApp